BEM-VINDO A ANSP

 

O Projeto ANSP (an Academic Network at São Paulo), como definido na decisão do Conselho Superior da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) quando de sua criação, "provê à comunidade de pesquisa do Estado de São Paulo conectividade de redes de computadores no estado da arte".

 

A ANSP desenvolve e mantém infraestrutura e serviços de Internet e comunicação de dados em geral que, em conjunto com o Programa Reserva Técnica ANSP, da FAPESP, oferecem à comunidade de pesquisa e educação do Estado de São Paulo, os meios tecnológicos necessários ao acesso à informação em todo o mundo, ao compartilhamento de conhecimento, ao desenvolvimento de projetos colaborativos e à inovação em larga escala.

 

O projeto ANSP é executado pelo NARA (Núcleo de Aplicações em Redes Avançadas) da Faculdade de Medicina da USP e financiado pela FAPESP, através do Processo no. 2013/11711-5.

 

EM TESTES O PRIMEIRO ENLACE DE 100G ENTRE AMÉRICA DO NORTE E EUROPA

As redes acadêmicas Internet2, NORDUnet, ESnet, SURFnet, CANARIE, e GÉANT,  e parceiros comerciais Ciena e Juniper, demonstram enlace acadêmico intercontinental de 100 Gbps.

 

Seis dos líderes mundiais em redes de pesquisa e educação (R&E - Research and Education) e dois parceiros comerciais demonstraram hoje, pela primeira vez, durante a TERENA Networking Conference 2013, um link Transatlântico de 100 Gbps entre América do Norte e a Europa.
As demonstrações apresentaram tecnologias emergentes e aplicações avançadas para ciência, pesquisa e educação.

___________________________________________________


Para saber mais sobre o projeto piloto ANA-100G (Advanced North Atlantic 100G) veja o
anúncio da SURFNET.

Share

Informações Adicionais